O Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) promete movimentar o Campus com intensas programações culturais a partir deste mês, com uma curadoria própria para a Galeria de Artes. A Mostra Curta Todo Dia marca a reinauguração do Espaço Cultural e da Galeria, com a exibição de mais 40 filmes e vídeos de curta-metragem selecionados do vasto acervo de produções audiovisuais da UFF.
De 18 a 29/09, no intervalo entre uma aula e outra - entre 17h30 e 18h30 -, os alunos do Instituto poderão conferir alguns dos melhores curtas de todos os tempos realizados por alunos de Cinema, além de comentar os filmes e debater os temas suscitados no endereço virtual http://www.curtatododia.blogspot.com/.
A cada dia, um tema em foco: curtas lançados este ano; adaptações da literatura; curtas que abordam a relação entre realidade e ficção; filmes ambientados no período da ditadura militar; filmes de animação; ficções e documentários ambientados em bares e cabarés; curtas que dialogam com a incomunicabilidade; curtas que retratam relações entre homens e mulheres ou a mulher em situações diversas; curtas os mais diversos.
Muitos dos filmes aqui reunidos colecionam prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais, e alguns de seus diretores, cineastas formados, estão em plena atividade na área, enriquecendo o cinema nacional com sua formação universitária.
Eis, aqui, o melhor do Cinema da UFF. Curta Todo Dia!
Beatriz Tavares
Curadora da Galeria de Artes
Curadora da Galeria de Artes
PROGRAMAÇÃO:
18/09 (2a feira): Da última geração
“Trocadim, dotô” (2006), de Daniel Paiva
“Frio” (2006), de Álvaro Furloni
“Fim de Expediente” (2006), de Alexandre Sivolella Barreiro
“Hora Extra” (2006), de Davi Kolb
18/09 (2a feira): Da última geração
“Trocadim, dotô” (2006), de Daniel Paiva
“Frio” (2006), de Álvaro Furloni
“Fim de Expediente” (2006), de Alexandre Sivolella Barreiro
“Hora Extra” (2006), de Davi Kolb
19/09 (3a feira): Da página pra tela
“Ruivos” (2004), de Aristeu Araújo
“Epifania de mamãe” (2005), de Dostoiewski Mariatt
“Tentação” (1982), de Edilson Vidal e Teresa Andréa
“Boca a Boca” (2003), de Allan Ribeiro
“Arábia” (2000), de Tiago Morena
“WM” (2003), de Bernardo Ururahy e Juan Carlos González
“Ruivos” (2004), de Aristeu Araújo
“Epifania de mamãe” (2005), de Dostoiewski Mariatt
“Tentação” (1982), de Edilson Vidal e Teresa Andréa
“Boca a Boca” (2003), de Allan Ribeiro
“Arábia” (2000), de Tiago Morena
“WM” (2003), de Bernardo Ururahy e Juan Carlos González
20/09 (4a feira): Realidade ou ficção?
“Um filme para cinema” (1979), de Luelane Corrêa
“Violurb” (1985), de Cleumo Segond
“Era Araribóia um astronauta?” (1998), de Tetê Mattos
“Um filme para cinema” (1979), de Luelane Corrêa
“Violurb” (1985), de Cleumo Segond
“Era Araribóia um astronauta?” (1998), de Tetê Mattos
21/09 (5a feira): Torturas nunca mais
“Os donos da morte” (2001), de Alexandre Guerreiro
“PSW – Uma crônica subversiva” (1987), de Paulo Halm e Luiz Arnaldo Campos
22/09 (6a feira): Miscelânea 1
“Artaud e seu duplo” (2005), de Fábio Terre
“O perdedor” (2006), de Vitor Leobons
“Dinheiro” (1989), de Aaron Koenig e Christina Koenig
“Bach Experimental” (1990), direção coletiva
“Uma casa muito engraçada” (1996), de Toshie Nishio
“Gêmeos” (2002), de André Metello
“Dia internacional da preguiça e contra a inércia” (2002), de Candy Saavedra e Carla Miguelote
“Os donos da morte” (2001), de Alexandre Guerreiro
“PSW – Uma crônica subversiva” (1987), de Paulo Halm e Luiz Arnaldo Campos
22/09 (6a feira): Miscelânea 1
“Artaud e seu duplo” (2005), de Fábio Terre
“O perdedor” (2006), de Vitor Leobons
“Dinheiro” (1989), de Aaron Koenig e Christina Koenig
“Bach Experimental” (1990), direção coletiva
“Uma casa muito engraçada” (1996), de Toshie Nishio
“Gêmeos” (2002), de André Metello
“Dia internacional da preguiça e contra a inércia” (2002), de Candy Saavedra e Carla Miguelote
25/09 (2a feira): Bares
“Bar Natal” (1984), de Wilson Paraná
“Onde a noite acaba” (2005), de Poliana Paiva
“Perdi a cabeça na linha do trem” (1992), de Estevão Ciavatta Pantoja
“Papo de Botequim” (2004), de Allan Ribeiro
“Bar Natal” (1984), de Wilson Paraná
“Onde a noite acaba” (2005), de Poliana Paiva
“Perdi a cabeça na linha do trem” (1992), de Estevão Ciavatta Pantoja
“Papo de Botequim” (2004), de Allan Ribeiro
26/09 (3a feira): Cabarés
“Na calada da noite” (1986), de Luiz Arnaldo Campos e Paulo Halm
“O vestido dourado” (2000), de Aleques Eiterer, Alexandre Guerreiro, Alexandre Seigarro, Flávio Magalhães e Renata Abreu
“Meninas” (2005), de Dostoiewski Mariatt e Rafael Leal
“Na calada da noite” (1986), de Luiz Arnaldo Campos e Paulo Halm
“O vestido dourado” (2000), de Aleques Eiterer, Alexandre Guerreiro, Alexandre Seigarro, Flávio Magalhães e Renata Abreu
“Meninas” (2005), de Dostoiewski Mariatt e Rafael Leal
27/09 (4a feira): Diálogos
“Fragmento de uma mulher sozinha” (2002), de Poliana Paiva e Camila Márquez
“Vê que não estou chorando” (2005), de Dostoiewski Mariatt e Rafael Leal
“Um sol alaranjado” (2001), de Eduardo Valente
“A caixa preta” (1994), de Alexandre Plosk
“Terral” (1995), de Eduardo Nunes
“Vê que não estou chorando” (2005), de Dostoiewski Mariatt e Rafael Leal
“Um sol alaranjado” (2001), de Eduardo Valente
“A caixa preta” (1994), de Alexandre Plosk
“Terral” (1995), de Eduardo Nunes
28/09 (5a feira): Elas&Elos
“Cão Guia” (1999), de Gustavo Acioli
“Oi Laura, oi Luis” (1998), de Márcio Melges
“Gostosa” (1991), de Pablo Torres Lacal, Márcia Nascimento, Alexandre Plosk e Cléber Rezende
“Meninas” (1997), de Paula Alves
“A aparição de Madalena” (2005), de Fernando Secco
“Amor que fica” (2005), de Lara Dezan
“Cão Guia” (1999), de Gustavo Acioli
“Oi Laura, oi Luis” (1998), de Márcio Melges
“Gostosa” (1991), de Pablo Torres Lacal, Márcia Nascimento, Alexandre Plosk e Cléber Rezende
“Meninas” (1997), de Paula Alves
“A aparição de Madalena” (2005), de Fernando Secco
“Amor que fica” (2005), de Lara Dezan
29/09 (6a feira): Miscelânea 2
“O Palhaço Xupeta” (1996), de Carlos Sanches e André Luiz Sampaio
“Kaiju Eiga” (1996), direção coletiva
“Nictheroy em foco” (1988), de Gustavo Cascon, Paulo André Lima, Marcos Santos Lima, Geison Santana e Luiz Guimarães de Castro
“O combustível do futuro” (1989), de Gustavo Cascon
“Uma estrela pra Ioiô” (2003), de Bruno Safadi
“O Palhaço Xupeta” (1996), de Carlos Sanches e André Luiz Sampaio
“Kaiju Eiga” (1996), direção coletiva
“Nictheroy em foco” (1988), de Gustavo Cascon, Paulo André Lima, Marcos Santos Lima, Geison Santana e Luiz Guimarães de Castro
“O combustível do futuro” (1989), de Gustavo Cascon
“Uma estrela pra Ioiô” (2003), de Bruno Safadi
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